sexta-feira, 27 de maio de 2011

////

Mostra de Filmes Italianos


Ainda falando do Mia Cara Curitiba, de 30 de maio a 3 de junho, a Cinemateca terá sessões de filmes italianos atuais, legendados em português, daqueles que provavelmente a gente ainda não viu. Melhor de tudo: a entrada é franca. 
Vamos ao que interessa?

Os Filmes:

Io Sono L´Amore (Eu Sou O Amor)

Emma é a esposa dedicada de Tancredi Recchi, influente representante da alta burguesia industrial lombarda. Casados sem amor, Emma e Tancredi vivem entre conforto e hipocrisias, em uma mansão no coração de Milão, junto aos seus três filhos: Elisabetta, Edoardo e Gianluca. Parecido com o pai por seu cinismo e solidez, Gianluca se distingue dos seus irmãos, sensíveis e idealistas como Emma, que vela amorosa pela felicidade instável dos dois. Edoardo, orgulho da mãe, desaponta as expectativas do pai quando entra em sociedade de um restaurante no campo com Antonio, um jovem chef de talento e de baixa condição social. A entrada de Antonio em cena destruirá equilíbrios e destinos com a força do amor.
Candidato italiano ao Globo de Ouro 2011 como melhor filme estrangeiro.




Lo Spazio Bianco (O Espaço Em Branco)

Maria é uma professora quarentona que se transferiu a Napoli para lecionar em uma escola para adultos. Uma inesperada gravidez, fruto de uma relação casual, e um parto prematuro, a colocará diante do nascimento da pequena Irene, que está entre a vida e a morte na insegurança de uma incubadora. E, enquanto a pequena luta, a nova mãe se isola do mundo e se aprisiona no vazio infinito da espera. Ao final, só lhe restará uma solução: deixar que o mundo volte a fazer parte da sua existência e conceder a si mesma o privilégio de voltar a viver. Obtendo, assim, a força de que precisa para acompanhar a chegada de Irene.



La Prima Coisa Bella (A Primeira Coisa Bonita)

A iminente morte da exuberante Anna, uma mãe belíssima, sem juízo e cheia de vida, leva Bruno, seu filho a recordar a história de sua vida, decorrida dos anos 70 até então. Anna, casada com um homem que, embora a ame, é violento e ciumento demais, abandona sua casa levando Bruno e a irmã, Valéria, em busca de um sonho impossível. Bruno, desta vez homem maduro, começa a se dar conta de comportamentos e situações antes nunca realmente compreendidos. Os últimos dias de vida de Anna vão ser a oportunidade para uma pungente e inesperada reconciliação.
Indicado ao Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro.






Questione di Cuore (Questões do Coração)

Numa noite quente de Roma, dois quarentões encontram-se internados na enfermaria de um hospital após um ataque cardíaco. Alberto é um renomado roteirista em crise pessoal e profissional. Angelo é dono de uma bem sucedida empresa de reparos automotivos e possui uma bela família. Na sala de emergência do hospital, onde ambos estão internados, acontece o encontro entre dois mundos aparentemente inconciliáveis, que a doença e o medo da morte tornam mais acessíveis. O resultado é uma profunda amizade que continuará mesmo depois de deixarem o hospital: quando Alberto se encontrar sozinho e em dificuldade, Angelo não hesitará em acolhê-lo em sua casa. Dessa forma, Alberto descobrirá a doçura de uma verdadeira família e o valor da amizade que ultrapassa as barreiras sociais e da própria vida.



Due Partite (Duas Partidas)

Uma comédia doce e ao mesmo tempo amarga sobre o mundo feminino. Duas épocas, dois jeitos de ser mulher. Anos sessenta: um jogo de cartas para se encontrarem. Toda quinta-feira à tarde, quatro amigas falam de amores e traições, teorizando sobre a maternidade, a vida e os problemas do casamento. Trinta anos depois: as filhas se reencontram no funeral de uma das mães, e como elas, confidenciam sonhos e medos, o tempo que passa, a relação com o trabalho, o desejo de terem filhos. Passaram-se décadas, mas a identidade feminina parece inalterada, apesar da carreira e da emancipação, ser mulher significa hoje, tanto quanto antes, energia, alegria, trabalho e dor.


E os horários:

30 | Maio (Segunda)
Io Sono L`Amore

31 | Maio (Terça)
16h30 - Io sono l’amore
20h - Questione di cuore

1 | Junho (Quarta)
16h30 - Questione di cuore
20h - Lo Spazio Bianco

2 | Junho (Quinta)
16h30 - Lo Spazio Bianco
20h - La Prima Cosa Bella

3 | Junho (Sexta)
16h30 - La Prima Cosa Bella
20h - Due Partite


Cheers!

0 Reactions to this post

Add Comment