quarta-feira, 18 de maio de 2011

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Top Gun



Dias atrás, conversando com alguns amigos depois de perder (mais) um óculos de sol, cheguei à conclusão de que acabo comprando sempre variações do mesmo modelo: o aviador. Esse clássico dos acessórios nasceu no início da década de trinta, pelas mãos da Bausch&Lomb. A idéia era de um óculos de protegesse ao máximo a incidência do sol nos olhos dos pilotos das forças aéreas, em qualquer ângulo, simples desse jeito. Mais tarde, já sob a marca Ray-Ban, começou a ser produzido em massa e o resto é história.


Mais de 70 anos depois, esse design imortalizado em Top Gun - Ases Indomáveis, certamente se provou mais que eficiente. Além da funcionalidade, se adapta aos mais diferentes formatos de rosto e resiste ao vai-e-vem de modismos. Por aí, faz a cabeça desde policiais até o cara moderninho do seu prédio: mais democrático impossível, combina com todo tipo de roupa e ocasião. Isso tudo, somado à um certo fetiche e um forte apelo tradicional, o tornam um ícone incontestável.

Em 2011, em sintonia com um clima meio militar que invade as vitrines por aí, aparecem em várias versões. As mais bacanas pra usar já são as de armação metálica ou de tartaruga, com detalhes em couro, lentes espelhadas ou oversized. Deixe na gaveta as armações coloridas - especialmente as brancas - que foram hit nas praias alguns anos atrás. Dica boa pra quem curte fazer valer a grana que se gasta - especialmente no Brasil - por um bom par de óculos de sol e não tá afim de entrar no revival do Ray-Ban Clubmaster que promete passar na próxima estação.

Cheers!



Ray-Ban Road Spirit - preço médio U$ 170

Tom Ford Miguel - preço médio U$ 350

Carrera Gordon II - preço médio U$ 190


Porsche Design P'8478 - preço médio U$ 430

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